Prefeitura de Petrópolis e UniRio promovem Curso de Letramento Racial para Professores



A Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a UniRio e seu Laboratório de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação (LAFHFIL), está promovendo o curso de Letramento Racial para professores e professoras das redes municipal e particular de ensino. Este curso gratuito tem como objetivo fortalecer a luta por uma Petrópolis Antirracista e está com inscrições abertas até o dia 22 de outubro.



O prefeito Rubens Bomtempo enfatiza a importância desse curso na construção de uma cidade antirracista, destacando iniciativas anteriores, como o Disque Antirracista e a entrega da Afroteca a mais de 100 escolas. Ele ressalta a necessidade de envolver os professores nessa luta e aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.

O curso visa identificar, discutir e propor ações relacionadas às disputas curriculares e às questões étnico-raciais. Além disso, ele aborda as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, integrando esses aspectos às práticas educativas. A participação no curso é um critério para a escola obter o Selo Escola Antirracista, que será lançado pela Prefeitura durante a Festa Afro Ubuntu em novembro.

O curso consiste em quatro encontros, combinando aulas remotas e oficinas presenciais. A secretária de Educação, Adriana de Paula, destaca a importância desse processo de reeducação racial para desconstruir formas de pensamento e ação socialmente naturalizadas e normalizadas, relacionadas a pessoas negras e brancas.

O letramento racial é uma ferramenta fundamental para compreender o racismo nos espaços educacionais, e o curso oferece uma oportunidade valiosa para os professores desenvolverem essa competência.

Para Filipe Graciano, coordenador da Igualdade Racial, o Selo Escola Antirracista reconhece e valoriza práticas comprometidas com a cultura afro-indígena na educação municipal. Isso demonstra o compromisso de transformar a sociedade em direção à equidade, envolvendo uma ampla revisão dos currículos escolares e a valorização dos saberes das pessoas negras.

O curso de Letramento Racial para professores e professoras terá a seguinte programação:
- 23/10: Remoto
- 30/10: Remoto
- 06/11: Remoto
- 11/11: Presencial (Educação Infantil, Educação Fundamental 1 e 2)

As inscrições estão abertas e são gratuitas, sendo uma oportunidade valiosa para professores comprometidos com a promoção de uma educação antirracista e inclusiva em Petrópolis.

Você pode se inscrever no curso de Letramento Racial para professores em Petrópolis acessando o link a seguir: Inscrições.


 Não perca a oportunidade de participar deste importante programa de educação antirracista.


Postagem Anterior Próxima Postagem