O que é uma cypher


Para entendermos o que é uma cypher, temos que entender o contexto que ela surgiu, e com isso a origem da cultura Hip Hop. Mas de maneira bem simples cypher são "rodas" que surgiram em festas, local onde as danças urbanas e o Rap se desenvolveram, gosto de chamar de "encontro" uma  vez que o fazer artistico é improvisado e feito na cypher.


OSMAR TERRA (1).png


E a partir disso podemos. Compreender que ninguém vai a uma festa pra treinar, e sim pra dançar, trocar energia, trocar uma ideia, informação, até pegar umas bases é valido, a cypher também pode ser compreendida como um treino, só que no sentido de um treino completo, ou seja um treino pra batalha, e não um treino laboratório, de pesquisa, desenvolvimento, e limpeza da sua dança...


Bboy Choy Leonel Bboy Choy Leonel Rodrigo de Petropolis[/caption]
No Rap o contesto e o mesmo, mas nos tempos atuais e comum ver e rappers em conjunto no youtube.

Os eventos no Brasil que concentram a tradição atualmente são as rodas culturais. Mas é importante o MC saber que o freestyle e a essência. Mas no Brasil a galera esta lançando musicas com o termo, nada contra, mas é bom ter essa informação quando assistir o Chance the Rapper ou outro rapper americano sendo ele mesmo no improviso.



Dizem que ate hoje Jay-z grava suas musicas no freestyle assim como Lil Wayne, que quando tinha 14 anos já tinha Jay como seu fã numero 1.

Esse video abaixo explica de mneira precisa a historia por tras do nome e da exitencia da cypher, o me pareceu configurar a cypher como uma linguagem do rap dentro do audiovisual, que tem sim suas estetica nesse universo. Mas assistam pois é muito bom, so nao vamos esquecer quer fora das cameras omesmo acontecia nas rodas dos eventos e encontros.



Canal Sumario de Rua

Para concluir o canal Coolture Trip traz alguns depoimentos bem rapidinhos de artistas, explicando um pouco mais sobre o que é uma cypher.



Canal Coolture Trip
Postagem Anterior Próxima Postagem