Mostra de Cinema do Cine Pagu, que acontece no 1º Festival LGBTQIA+ de Petrópolis, receberá grande nome do ativismo trans no Brasil


O Cine Pagu, cineclube itinerante e escola de cinema que atua em Petrópolis desde 2017, está produzindo a Mostra de Cinema que ocorrerá dentro do 1º Festival LGBTQIA+ de Petrópolis, um festival multicultural inédito, feito para divulgar, celebrar e difundir a cultura LGBTQIAP+ na cidade e arredores. O festival ocorrerá de forma totalmente gratuita nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, com uma programação que conta com oficinas, seminários, cinema, teatro, dança, performance, moda, literatura, entre outras expressões.


A Mostra Cine Pagu de Cinema LGBTQIAP+ dentro do festival, conta com uma programação dividida em duas sessões, uma com 5 curtas metragens e outra com 1 longa metragem. Como de costume no Cine Pagu, cada sessão contará com a exibição dos filmes seguida de debate com convidados especiais. O grande destaque da programação acontecerá no sábado, com a sessão do filme “Indianara”, documentário que acompanha a trajetória e a luta de Indianarae Siqueira, grande nome do ativismo trans no Brasil, que idealizou a Casa Nem (no Rio de Janeiro), o grupo TransRevolução e o nome social.
A sessão contará com a presença de Indianarae para uma conversa com o público após a exibição. O bate papo contará também com a presença de Duda Collins, ativista trans de Petrópolis.
Já na sexta-feira, serão exibidos curtas metragens que tratam de questões relacionadas ao universo LGBT com recorte de raça e classe, abordando especificamente a vivência de pessoas negras. A sessão contará com os filmes “O órfão”, “Rebu - A egolombra de uma sapatão quase arrependida”, “Perifericu”, “Afronte” e “MC Jess”. A exibição dos curtas será seguida de conversa com Yuri Mendes, Rosangela Frederico, Maicon Vianna, Evelin Vaz e Mari Oliveira.
A Mostra Cine Pagu de Cinema LGBTQIAP+ acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro a partir de 13h na Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
A entrada é gratuita e recomendada para maiores de 14 anos. O centro de cultura fica na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, Petrópolis.




PROGRAMAÇÃO COMPLETA

(Entrada gratuita - Classificação 14 anos)



03/02 - Sexta-feira - 13h - Sala de Cinema Humberto Mauro
Exibição + Conversa com convidades


O órfão (Ficção - 15min)
Perifericu (Documentário - 20min)
Rebu - A egolombra de uma sapatão quase arrependida (Documentário - 21min)
Afronte (Documentário-ficção 15min)
MC Jess (Documentário - 20min)


Participação de Yuri Mendes, Rosangela Frederico, Maicon Vianna, Evelin Vaz e Mari Oliveira



04/02 - Sábado - 13h - Sala de Cinema Humberto Mauro
Exibição + Conversa com convidades

Indianara (Documentário - 1h 24min)

Participação de Indianarae Siqueira e Duda Collins



FILMES



Indianara (2019)
Direção: Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa
Sinopse: A trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTQIAPNB+ em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro. O filme retrata os atos de resistência da militante contra as ameaças e ataques a travestis e transexuais no Brasil.
Trailer: 




O órfão (2018)
Direção: Carolina Markowicz

Sinopse: Jonathas, um menino órfão, é adotado por uma nova família. Porém, logo depois, o garoto é "devolvido" ao orfanato com a justificativa de que ele age de um jeito afeminado. Baseado em fatos reais.
Trailer: 





Rebu - A egolombra de uma sapatão quase arrependida (2019)
Direção: Mayara Santana

Sinopse: Documentário em primeira pessoa sobre as experiências de Mayara Santana enquanto lésbica. Levando em conta seus três últimos relacionamentos e por meio de entrevistas com o pai, ela tenta explorar as mais diversas performances da masculinidade.
Trailer: https://twitter.com/mubibrasil/status/1452752346010767370


Perifericu (2020)
Direção: Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira 

Sinopse: Denise e Luz cresceram no Grajaú, extremo Sul de São Paulo. Elas foram criadas em meio a canções de rap, louvores de igreja e passos de vogue. Colocadas à margem da sociedade, as duas se impõem contra o mundo amando, sonhando e sendo o que são.

Trailer: 




Afronte (2017) 

Direção: Bruno Victor e Marcus Azevedo

Sinopse: Ficção e documentário se cruzam para mostrar o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay.
Trailer: 




MC Jess (2018)
Direção: Carla Villa Lobos

Sinopse: Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano. Encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.
Trailer: https://vimeo.com/266032614



Postagem Anterior Próxima Postagem