Graffiti | O que é| Onde Surgiu ?

GRAFITE

O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade.  A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes.  Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.


O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.



A história do graffiti não é recente, tem origem no império romano através de inscrições feitas em paredes. Pode ser considerado graffiti qualquer tipo de desenhos, pinturas, inscrição caligrafada em um local, suporte ou objeto que normalmente não possui esta finalidade.

O grafismos é a expressão de arte urbana mais lembrada quando queremos explicar o que é arte urbana, mas como já foi mostrado o graffiti é uma arte e não é a única arte urbana existente. Dentro do grafismos existem diversos tipos de técnicas como por exemplo o estêncil, bubble style, 3d e pichação, no entanto a pichação normalmente é ilegal, pois é realizada sem a autorização do proprietário, sendo ele tanto público ou privado.


Postagem Anterior Próxima Postagem